NUTRIÇÃO

OBJETIVOS

Promover a formação do nutricionista, um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa equipe multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Nutrição (Clínica, Saúde Coletiva, Alimentação Institucional, Ensino, Pesquisa, Tecnologia, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos, entre outras), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Nutrição. Para isso contamos com:
- Garantir formação generalista no que diz respeito às áreas de atuação do profissional Nutricionista;
- Formar Nutricionistas comprometidos com a melhoria das condições de saúde e, consequentemente, na ampliação da qualidade de vida dos indivíduos e grupos sociais;
- Propiciar formação específica na área de estudo e aplicação da nutrição e alimentação, cujo objeto de estudo permeia as relações entre o homem, o alimento e a sociedade;
- Formar profissionais para a realização do cuidado nutricional em todas as áreas e campos de atuação do Nutricionista;
- Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas; por meio de projetos de interesse comum voltados para a produção e socialização do conhecimento e em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional;
- Garantir a reflexão e discussão de alternativas para solução dos problemas nutricionais instalados;
- Aplicar conhecimentos sobre a constituição e propriedades dos alimentos e seu aproveitamento no organismo humano;
- Interferir para melhoria do estado nutricional da clientela (sadia e/ou enferma);
- Planejar, organizar, gerenciar e avaliar serviços de alimentação e nutrição e programas voltados às melhorias das condições nutricionais de populações;
- Desenvolver e aplicar técnicas de ensino em sua área de atuação, iniciando em pesquisas através de programas de iniciação científica;
- Aplicar conhecimentos sobre mecanismos sócio-culturais e econômicos que influenciam na disponibilidade, acesso e aquisição de alimentos pela população em geral;
- Atuar nos programas de educação e vigilância nutricional, alimentar e de saúde local, regional e nacional;
- Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades relacionadas com a alimentação e nutrição.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Curso de Graduação em Nutrição tem como perfil do formando egresso/profissional o: Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

A formação do nutricionista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
I - Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
II - Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
III - desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
IV - Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
V - Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
VI - Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional; VII - Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
VIII - Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
IX - Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
X - Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;
XI - Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
XII - Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
XIII - Atuar em marketing de alimentação e nutrição;
XIV - Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
XV - Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
XVI - Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e
XVII - Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Tecnologia de Curitiba está orientado para a formação de pessoas com habilidades e competências para exercício profissional em todos os campos de atuação do nutricionista, em especial nas áreas de Alimentação Coletiva (Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição), Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Indústria de Alimentos, Nutrição em Esportes, Marketing de Alimentos e Nutrição e também para a prática docente.

A ideia é a de formação de profissionais capacitados para atuação em um amplo espectro de instituições e organizações públicas e privadas, com criatividade, iniciativa, responsabilidade social e ambiental, a fim de preservar, promover e recuperar a saúde de grupos populacionais e contribuir com a formação de cidadãos.



DURAÇÃO

4 anos

CARGA HORÁRIA

3.564 horas